OFERTA FORMATIVA EM CIÊNCIAS DE INFORMAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO APLICADO AOS PAÍSES LUSÓFONOS

Autores

  • Nídia M. L. Lubisco
  • Fernanda Maria Melo Alves Universidad Carlos III de Madrid

Palavras-chave:

Formação profissional. Ciência da Informação. Países lusófonos

Resumo

Apresenta-se o estado atual da formação em Ciência da Informação nos oito países de língua portuguesa, o que permitirá aferir paradigmas de atuação num momento de mudança, decorrente da emergência da Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem. O artigo é resultado parcial de uma investigação em curso sobre as necessidades dos profissionais de informação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa sobre alfabetização/literacia de informação. São também identificadas algumas barreiras ao cabal desempenho dos profissionais, nomeadamente a insuficiência de formação formal e não formal em alguns dos países analisados, em especial os africanos lusófonos e o Timor Leste. O estudo se apoia na experiência docente e profissional das autoras e parte de levantamento da literatura especializada e das webs das instituições educativas e profissionais. Os resultados apresentam o estado atual da oferta formativa, marcado pela heterogeneidade quanto à designação, nível e quantitativo, modelos e currícula dos cursos disponíveis. O melhor conhecimento da situação vigente contribui para definir estratégias e promover a colaboração pedagógica e científica entre as instituições educativas e documentais dos países do espaço lusófono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nídia M. L. Lubisco

D

Fernanda Maria Melo Alves, Universidad Carlos III de Madrid

Doutora em Documentação. investigadora do grupo Cooperación Universitaria para la Información, Documentación, Enseñanza y Aprendizaje (CUIDEA), atualmente, em estância pós-doutoral na Universidade Estadual de Londrina (PR).

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

M. L. Lubisco, N., & Alves, F. M. M. (2015). OFERTA FORMATIVA EM CIÊNCIAS DE INFORMAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO APLICADO AOS PAÍSES LUSÓFONOS. PontodeAcesso, 9(1), 21–51. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12350

Edição

Seção

Artigos