QUALIDADE PERCEBIDA NA ÓTICA DO USUÁRIO: emprego da abordagem teórico-metodológica servqual em um serviço de referência.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.16740Keywords:
Servqual. Serviço de Referência. Dimensões da qualidade. Biblioteca Acadêmica.Abstract
Avalia a qualidade dos serviços prestados no Serviço de Referência da Biblioteca Setorial do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) utilizando o método de Parasuraman, Zeithaml e Berry, o Servqual. Examina a matriz importância e satisfação como ferramenta para análise dos dados em relação às cinco dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibilidade. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo de natureza quantitativa e qualitativa. Seu delineamento é do tipo levantamento com a utilização de questionário online semiestruturado. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidência que os clientes consideram a dimensão Receptividade importante, no entanto, há insatisfação. Outro diagnóstico demonstra que a percepção social do profissional bibliotecário e o acolhimento da biblioteca carecem de constantes cuidados, evidenciando desta forma a necessidade de ajustes sobre a qualidade de serviços. Recomenda o método Servqual para avaliação da qualidade de biblioteca acadêmica e, reconhece como ferramenta útil para a gestão e a tomada de decisões, o qual destaca pontos fortes e fracos das organizações, gerando informações sob a ótica da clientela.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-10-22
How to Cite
Rosemberg, D. S., Miguel, M. C., & Carvalho, S. M. S. de. (2018). QUALIDADE PERCEBIDA NA ÓTICA DO USUÁRIO: emprego da abordagem teórico-metodológica servqual em um serviço de referência. PontodeAcesso, 12(2), 40–57. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.16740
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2018 PontodeAcesso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.