OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE VISITAS ESCOLARES NO MUSEU CÂMARA CASCUDO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47742Palavras-chave:
Fluxo de informação, Fontes de informação, Educação não formalResumo
Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal, principalmente se mantiverem uma boa interação com instituições de educação formal. O agendamento de visitas escolares a museus é um ponto fundamental nessa interação entre museus e instituições de ensino. Este trabalho investigou o processo de agendamento de visitas escolares do Museu Câmara Cascudo (MCC) entre 2017 e 2020, bem como as informações abordadas nele. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória com o método estudo de campo para compreender esse processo na perspectiva dos funcionários do museu. O estudo de campo articulou observação participativa, pesquisa documental e entrevistas não estruturadas com funcionários do museu. Como resultado, apresentou-se um fluxograma do processo de agendamento de visitas escolares, um fluxograma da recepção de visitas escolares no museu e um diagrama de classes que organiza as informações abordadas neste processo. Além disso, foi possível identificar 8 oportunidades de melhoria que envolvem: integração de atividades, fontes e informações; perda e inconsistências de informações; necessidades de revisão das informações utilizadas; ineficiência do processo; e ampliação da interação museu-escola. Esses resultados podem auxiliar o MCC e outros museus a aprimorarem a gestão museal e a cumprirem seu papel social na educação não formal.
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