OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE VISITAS ESCOLARES NO MUSEU CÂMARA CASCUDO

Autores/as

  • Bruno Santana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Victor Hugo Ferreira Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47742

Palabras clave:

Fluxo de informação, Fontes de informação, Educação não formal

Resumen

Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal, principalmente se mantiverem uma boa interação com instituições de educação formal. O agendamento de visitas escolares a museus é um ponto fundamental nessa interação entre museus e instituições de ensino. Este trabalho investigou o processo de agendamento de visitas escolares do Museu Câmara Cascudo (MCC) entre 2017 e 2020, bem como as informações abordadas nele. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória com o método estudo de campo para compreender esse processo na perspectiva dos funcionários do museu. O estudo de campo articulou observação participativa, pesquisa documental e entrevistas não estruturadas com funcionários do museu. Como resultado, apresentou-se um fluxograma do processo de agendamento de visitas escolares, um fluxograma da recepção de visitas escolares no museu e um diagrama de classes que organiza as informações abordadas neste processo. Além disso, foi possível identificar 8 oportunidades de melhoria que envolvem: integração de atividades, fontes e informações; perda e inconsistências de informações; necessidades de revisão das informações utilizadas; ineficiência do processo; e ampliação da interação museu-escola. Esses resultados podem auxiliar o MCC e outros museus a aprimorarem a gestão museal e a cumprirem seu papel social na educação não formal.

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Biografía del autor/a

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Victor Hugo Ferreira Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-06-20

Cómo citar

Silva, B. S. da, & Paiva, V. H. F. (2022). OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE VISITAS ESCOLARES NO MUSEU CÂMARA CASCUDO. PontodeAcesso, 16(1). https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47742

Número

Sección

Relato de Experiência