A ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: perspectivas dos programas de pós-graduação.

Autores

  • Eduardo Silva Alentejo UNIRIO
  • Andrea Vieira Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Epistemologia da Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade na Ciência da Informação. Sistema de Organização da Ciência da Informação no Brasil. Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil.

Resumo

Discute a interdisciplinaridade da Ciência da Informação (CI) no Brasil, no âmbito de seu processo de formação educacional em nível de pós-graduação. Discute o tema sob uma orientação sobre interdisciplinaridade, compreendida como um projeto metodológico educacional. Identifica problemas ao constatar a ausência de estudos que expõem os processos interdisciplinares dos programas de formação na área. A partir de uma abordagem epistemológica sobre interdisciplinaridade da ciência examina o tema sob três dimensões. Explicação da interdisciplinaridade da CI disponível na literatura da área desde o surgimento do primeiro curso no país; apresentação dos programas de formação em pós-graduação em CI no país e o exame dos currículos de formação do corpo docente responsável pela formação de cientistas da informação. Considera estudos sobre o tema disponível na área que sugerem o exame do tema dentro dos sistemas de organização da CI. Identifica os entendimentos possíveis sobre o tema pelos programas estudados. Apresenta cenário da formação em CI no Brasil, expresso pelos programas de pós-graduação. Identifica ausência de orientação quanto à constituição de planejamento interdisciplinar que inclua ampliações e limitações nas interações com outras disciplinas. Conclui que sem reflexão adequada há necessidade de ajustes quanto ao enfoque interdisciplinar amplamente disseminada no sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Alentejo, UNIRIO

Pibliotecário e Mestre em Memória Social e Documento pela UNIRIO. Professor das disciplinas: Controle Bibliográfico, Bibliografia e Fontes de Informação e Fontes de Informação Turísticas da UNIRIO. Pesquisa fontes bibliográficas e repositórios temáticos no âmbito do controle bibliográfico em âmbito geral, particular e interno dos sistemas de informação. Estuda Comunicação Científica e metodologia de Estatística e Biblimetria.

Andrea Vieira Santos, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Gestora de Pessoas no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Downloads

Publicado

2011-05-31

Como Citar

Alentejo, E. S., & Santos, A. V. (2011). A ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: perspectivas dos programas de pós-graduação. PontodeAcesso, 5(1), 27–50. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4722

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)