O LETRAMENTO DIGITAL: UM NOVO DESAFIO ACADÊMICO PARA O ARQUIVISTA

Autores

  • Carlos Eugênio da Silva Neto Universidade Estadual da Paraíba
  • Janecely Silveira de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel UFPB

Palavras-chave:

Arquivista, Letramento digital, TIC. Informação

Resumo

Ao longo do desenvolvimento da humanidade, os avanços tecnológicos sempre foram os agentes causadores das mudanças nos mais distintos campos de atividades. O crescimento informacional está transformando a sociedade e o arquivista não pode ficar alienado a esse processo. Com o surgimento dos documentos digitais, e consequentemente, as automações dos arquivos, nasce a necessidade dos arquivistas adquirirem habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio e ao aprendizado das ferramentas e dos suportes de acesso a informações digitais. O presente estudo visa discutir a inserção do letramento digital na formação acadêmica do arquivista no cenário do século XXI no âmbito das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Dominar o processo de letramento digital é, portanto, uma necessidade elementar para os arquivistas. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que contribuem para futuras reflexões acerca do novo perfil do profissional arquivista, com enfoque especial ao impacto das tecnologias na formação do arquivista.

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

Silva Neto, C. E. da, de Lima, J. S., & Maciel, J. W. G. (2009). O LETRAMENTO DIGITAL: UM NOVO DESAFIO ACADÊMICO PARA O ARQUIVISTA. PontodeAcesso, 3(3), 385–406. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3595

Edição

Seção

Artigos