UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Edna Gomes Pinheiro Universidade Federal da Paraíba
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Informação, Conhecimento,

Resumo

Ressalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais.

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Biografia do Autor

Edna Gomes Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação (2008- ) Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2001) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares (1987); e em Sistemas Automatizados de Informação em C&T (1993) pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia (1977) pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Ciência da Informação (1992-2001) da Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Atua nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase nas seguintes temáticas: Biblioterapia. Práticas Discursivas, Práticas Informacionais e Práticas de Leitura. Representação da Informação. Bibliotecas Públicas e Escolares. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7223433849369850

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2003) e graduada em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. 2a. Secretária do Conselho Regional de Biblioteconomia - 15a. Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento; periódicos científicos; tecnologia da informação e comunicação; biblioteca universitária, virtual e digital; leitura; prática informacional; cidadania; redes sociais. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9118083826048075

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

Pinheiro, E. G., & Silva, A. K. A. da. (2009). UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 3(3), 240–257. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3581

Edição

Seção

Artigos