O PROCESSO CRIATIVO DA DANÇA-TEATRO: memórias, traços e reconstruções

Autores

  • Fernanda Veiga Motta Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo propõe uma revisão bibliográfica, apresentando uma breve retrospectiva acerca do surgimento da dança-teatro alemã no início do século XX, até sua retomada por Pina Bausch, bem como o processo criativo desenvolvido por ela a partir do final dos anos 70. Esse método de perguntas e respostas é tomado como enfoque e visto como marco importante na construção das obras e da carreira da coreógrafa. A memória dos intérpretes-criadores no processo é tomada como elemento central, propulsor de criação e, mais do que isso, discute-se a possibilidade de reconstruções simbólicas de experiências vividas pelo sujeito que participa do processo. PALAVRAS-CHAVE: Dança-teatro. Processo Criativo. Memória.

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Biografia do Autor

Fernanda Veiga Motta, Universidade Federal da Bahia

Dança na vida desde a infância, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, tem formação de atriz pelo Teatro Vila Velha, mestrado no departamento de Psicanálise da Université Paris 8. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2020-02-06