A CENA COMO EXALTAÇÃO DA IDENTIDADE COMUNITÁRIA: a função poética e metodológica das narrativas (auto)biográficas na formação artístico-cultural

Auteurs

Résumé

O artigo busca refletir sobre duas práticas pedagógicas voltadas ao ensino do Teatro, realizadas em escolas públicas do Rio Grande do Norte, compreendidas pela abordagem poética e metodológica denominada aqui de narrativas (auto)biográficas. Dentre os objetivos dessas práticas, destacam-se a valorização da cultura local, o reconhecimento da identidade local e a geração da sensação de pertencimento. O espetáculo O Povo da Cobra é destacado a partir de um exercício etnográfico (Severino, 2007), que visa coletar histórias sobre as origens do nome do povoado, com o intuito de preservar essas tradições na construção do projeto artístico-educacional. Já o espetáculo A Rixa utiliza elementos da cultura do duelo para desenvolver a dramaturgia e encenação, com a formação se dando também através do contato entre alunos/artistas e a comunidade. O estudo sobre essas experiências aqui relatadas foi baseado nos conceitos de Pollak (1989) e de Halbwachs (1990), que discutem a seletividade da memória para conciliar memórias individuais e coletivas, destacando a função poética na valorização cultural e na percepção do pertencimento comunitário, em diálogo com Paulo Freire (2015), que afirma que a transformação humana ocorre quando o educando aprende a ler o mundo, ou seja, quando há uma tomada de consciência do próprio contexto cultural. Assim, apesar das diferenças de temática e contexto, tanto o espetáculo O Povo da Cobra quanto A Rixa compartilham do compromisso com o resgate e a valorização da cultura local através das Artes Cênicas, utilizando a oralidade e a função poética e metodológica das narrativas (auto)biográficas na cena. PALAVRAS-CHAVE: Narrativas (auto)biográficas. Valorização Cultural. Práticas Pedagógicas. Ensino de Teatro. Poética.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Matheus Giannini, Universidade Federal da Bahia

Artista, professor da Educação Básica e pesquisador, com formação em Atuação Cênica pelo El Timbal (Barcelona), Giannini é doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFBA, onde desenvolve pesquisa sob orientação da professora Dra. Eloisa Domenici, com a coorientação da professora Dra. Célida Salume. É Mestre pela UFRN e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semiárido.

Téléchargements

Publiée

2024-12-04