O TEATRO DO OPRIMIDO COMO INSTRUMENTO NO COMBATE À NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Auteurs

  • Marcel Cavalcante Faculdades Integradas de Jacarepaguá
  • Rossana Pugliese Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

Résumé

No contexto atual é possível observar a dificuldade dos atores da escola em lidar com a violência, cada vez mais naturalizada na vida não só dos educandos, mas de toda a comunidade escolar. O Objetivo desse estudo é propor a utilização do Teatro do Oprimido (TO) no contexto educacional, como estratégia no combate à violência no ambiente escolar. O TO pode ser uma ferramenta no combate à violência, aliado aos métodos e conteúdos propostos pela Educação. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa Bibliográfica, do tipo Revisão Narrativa Convencional, mais especificamente, como Revisão Teórica. O pensamento aqui exposto dialoga com autores diversos, legitimados por suas pesquisas na área em questão, buscando contribuir para a reflexão acerca do tema proposto, através da instrumentalização do educador. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Teatro do Oprimido. Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcel Cavalcante, Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Mestre em Práticas de Educação Básica (PROPEGPEC / CPII). Professor nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e Ginásio Carioca Aleksander Henryk Laks. Pesquisador LABESCRI (Laboratório de Estudos da Criança) e Mediador do Grupo Educadores In Cena: Teatro do Oprimido na Educação. 

 

Rossana Pugliese, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2018), coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança (LABESCRI), professora do Bacharelado em Educação Física e coordenadora de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR LAUREATE e Unisaúde Educacional.

Téléchargements

Publiée

2020-02-06