AS CONVERGÊNCIAS ENTRE AS GIRAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM TERREIRO DE UMBANDA E OS LABORATÓRIOS PARA PREPARAÇÃO DE ATORES/ ATRIZES: observações do campo de pesquisa
Résumé
O presente trabalho visa compartilhar experiências de campo realizadas nos projetos de pesquisa Os elementos de Iansã como possibilidade de criação cênica, já finalizado, e Ogumiê! – Os elementos arquetípicos de Ogum como caminho para preparação de atores e atrizes, em fase inicial, traçando paralelos entre as giras de desenvolvimento do Terreiro de Umbanda Aldeia do Orixás e trabalhos em laboratório com atores e atrizes. Dentre esses paralelos, foi possível observar as sete etapas da performance (SCHECHNER, 2013) e os “princípios que retornam” (BARBA, 2012), apresentados nas duas práticas performáticas, respeitando as características dos campos observados. Tais observações sugerem que esses dois tipos de performers (médiuns e atores/atrizes) têm na fase de preparação o ponto crucial para o alcance dos estados alterados de consciência – de acordo com o que Grotowski e Barba defendem para a preparação de atores e atrizes – fundamental para o desenvolvimento de suas atividades. PALAVRAS-CHAVE: Umbanda. Codificação corporal. Preparação de ator/atriz.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).