JOGANDO COM O OBJETIVO E FAZENDO APOSTAS PARA VENCER NA ATUAÇÃO CÊNICA

Autores/as

  • Luiz Otávio de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O presente artigo desenvolve uma reflexão teórica e prática sobre a operacionalidade estruturante do Objetivo stanislavskiano em associação com os aspectos estimulantes das Apostas, operador conceitual sistematizado pelo britânico, diretor de teatro, Declan Donnellan. Os resultados comprovam a eficácia expressiva do Objetivo para a adequada estruturação da Partitura de Ação Física durante o processo criativo da cena. Além disso, testemunham, também, a necessidade colaborativa das Apostas para que a atuação cênica do ator, nas apresentações continuadas da cena, não se torne engessada, mecânica e inexpressiva. As Apostas apresentam-se como uma ferramenta estimulante da segurança do ator, tanto na fase de criação da partitura quanto na de execução de suas reações já delineadas, em cada apresentação, durante a temporada, proporcionando, assim, que seu trabalho seja sempre vivo, verdadeiro, presente e eficaz na comunicação teatral. PALAVRAS-CHAVE: Partitura de ação física. Objetivo. Apostas. Processo criativo. Apresentações públicas. Presença e verdade cênicas.

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Biografía del autor/a

Luiz Otávio de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Uniersidade de São Paulo. Pesquisador em Atuação Cênica e Direção Teatral, com ênfase em ação física e teoria do alvo.

 

Daniela de Castro Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Teatro EBA/UFMG e do Teatro Universitário, Curso de Formação de Atores de Nível Médio da UFMG. Atriz e pesquisadora, com ênfase em ação física e teoria do alvo, sob orientação do professor Dr. Luiz Otavio Carvalho.

Publicado

2020-02-06