PROCESSOS CRIATIVOS CÊNICOS E ENSINO DO TEATRO DE ANIMAÇÃO PARA MATURIDADE

Authors

  • Yarasarrath Alvim PC Lyra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia
  • Tércio Graciano Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Abstract

Este artigo refere-se a um estudo prático-teórico em processo de criação, cuja pesquisa de campo foi desenvolvida no âmbito da extensão universitária a partir de uma experiência artístico-pedagógica com um grupo de idosas, na Oficina de Teatro para Maturidade, gerando como resultado a mostra Retalhos de Sonhos. Trata-se igualmente da produção de argumento crítico-reflexivo, no qual se cruzam dois grandes temas: Potencial Criativo e Teatro de Animação. Sobre o primeiro tema, pondera-se acerca do Potencial Criativo a partir das ideias de Fayga Ostrower, fazendo-se aproximações com o grupo específico estudado. Quanto ao segundo tema, Teatro de Animação, gênero dominante na prática cênica adotada na oficina, a realização é feita segundo referências de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame, articuladas com a metodologia adequada a Processo de Criação em Arte, a Abordagem Artístico-Compreensiva apresentada por Sonia Rangel, a qual, entre outros autores, apoia-se na Teoria da Formatividade de Luigi Pareyson. Nesse contexto, foi possível confrontar-se com a dialética educacional, com os problemas de ordem logística, física, psicológica e com o extraordinário e a imensa vontade de viver e fazer teatro. PALAVRAS-CHAVE: Processo de criação. Teatro de Animação. Potencial Criativo. Maturidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Yarasarrath Alvim PC Lyra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia

Atriz, produtora cultural e professora de teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA (2014) com graduação em Licenciatura em Teatro (2011) pela UFBA. Formação como atriz pelo Curso Técnico de Formação de Ator da UEFS (1998). Vinculada no diretório de grupos do CNPQ ao GIPE-CIT; Automação, Eficiência Energética e Produção.

Tércio Graciano Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutor em Eng. de Materiais (2012) na UFRN/PPGCEM, mestre em Eng. Mecânica pela UFRN /PPGEM (1996), com Graduação em Eng. Mecânica pela UFRN (1991). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, desenvolve trabalhos com arte-educação para o público idoso. Vinculado no diretório de grupos do CNPQ: Automação, Eficiência Energética e Produção.  

Published

2020-02-06