O TERMO “EDUCAÇÃO SOMÁTICA” perspectivado pela criação em dança no Brasil
Abstract
Neste artigo, a “Educação Somática” é tomada como um termo em investigação, compreendendo que a sua adoção no Brasil é posterior ao estabelecimento das práticas que denomina. Retoma esse movimento procurando traçar possíveis vertentes dos usos de tais práticas no Brasil: o das terapias corporais, o da “expressão corporal”, no meio teatral, e o da difusão de uma cultura de dança muitas vezes chamada de “nova dança”. Especifica dados sobre a adoção do termo no meio acadêmico e algumas problemáticas envolvidas. Discute, de maneira geral, implicações que a ênfase do termo somático na saúde traz para a discussão artística. Compromete-se, assim, com a multiplicação de diferentes construções do que possa ser o somático para a dança, bem como com a dos fazeres de artistas de dança brasileiros e suas especificidades. PALAVRAS-CHAVE: Somático. Criação em dança. Nova dança.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).