A INFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS SOMÁTICOS EM PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: ensaio a partir de uma experiência
Abstract
Utilizando a definição de educação somática proposta por Thomas Hanna, no livro Corpos em revolta: uma abertura para o pensamento somático (HANNA, 1976), este artigo apresenta reflexões sobre a influência de princípios somáticos na construção de trabalhos autorais de composição coreográfica. Para isso, examina a mostra artística da disciplina Prática VIII do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizada no primeiro semestre de 2016, através da análise do trabalho de criação e do caderno de artista de dois alunos. O artigo aborda também, de forma breve, algumas raízes históricas das práticas de Educação somática e o modo como tais práticas começaram a se integrar e a nutrir os processos de formação artística em dança, apontando a importância do papel do professor, como facilitador, nos processos de ensino-aprendizagem. Por fim, explora maneiras pelas quais a relação entre somática e dança tem impactado a formação do bailarino, desde o seu relacionamento com o próprio corpo até o seu envolvimento em processos formativos coreográficos que se dão, tanto na sala de aula como no palco. O artigo privilegia relatos de experiência a partir dos pontos de vista docente e discente, em uma abordagem experimental e reflexiva. PALAVRAS-CHAVE: Dança contemporânea. Educação somática. Formação. Estética.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).