TEATRO DO OPRIMIDO: método prático para a R-Evolução com arte do Grupo Marias Do Brasil
Abstract
O texto traz indagações sobre o uso da metodologia do Teatro do Oprimido enquanto prática que incita a transformação social, através da evolução e revolução de ideias e ações. Como estudo de caso, o grupo de atrizes e trabalhadoras domésticas Marias do Brasil, formado há 20 anos, apresenta-se como grupo revolucionário que se predispõe a alterar o sistema legislativo vigente através do Teatro Legislativo. Apresento minha experiência de 30 anos trabalhando desde a fundação no Centro de Teatro do Oprimido (1986), sendo 23 anos com a direção artística de Augusto Boal. PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido. Revolução. Trabalhadoras domésticas.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-02-06
Issue
Section
CADERNO
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).