POÉTICAS DA PERCEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM AS MATERIALIDADES: da prática artística à formação do atuante
Abstract
Como as materialidades e as imagens alteram e compõem para os processos de criação e percepção do artista da presença? A partir dessa questão, tomaram-se operações concretas com a imagem desde o campo da matéria linguística da palavra, na poesia de Manoel de Barros, à exploração das materialidades no campo das Artes Visuais propostas por Ana Mae Barbosa e pelos mestres da Bauhaus, Wassily Kandinsky e Oskar Schlemmer. Essa aproximação entre os estudos da percepção, imagem e presença ocorreu pelo compartilhamento da experiência artística de uma poética que dialoga com os estudos levantados e a intervenção urbana {pingos&pigmentos}, concebida por Rita Aquino junto ao Coletivo Construções Compartilhadas. Considerou-se que, atualmente, tais estudos se amparam no exercício docente de laboratórios de criação e visualidades da cena para atuantes no campo da dança. PALAVRAS-CHAVE: Poéticas. Imagem. Materialidades. Percepção. Presença.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).