NAVEGANDO NO RIO DOS SONHOS: quando o barco vira um circo

Autores

  • Rogério Zaim de Melo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcos Sérgio Tiaen Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luís Bruno de Godoy Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Carolina Pontes Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo objetiva relatar a experiência de uma trupe, constituída por artistas circenses, bailarinas e acadêmicas da UFMS, que desbravou o rio Paraguai no Pantanal Sul-mato-grossense, levando a arte circense para a população ribeirinha, numa viagem de seis dias, realizada em junho de 2008, sendo necessárias 36 horas de subida do barco pelo rio Paraguai e 24 horas de descida, totalizando 448 km de navegação. Para realizar essa experiência, acoplou-se um palco à proa do barco-hotel Kassato Maru, transformando-o em um picadeiro. Foram realizadas 27 apresentações do espetáculo circense Sobre o Azul das Águas com uma variedade de apresentações, abrangendo força e equilíbrio, aéreos, malabares e palhaços, para 120 famílias, totalizando 700 espectadores. PALAVRAS-CHAVE: Circo. Pantanal. Rio Paraguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Zaim de Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Licenciado em Educação Física, UNESP; Mestre em Educação Física, USP; Doutor em Educação, PUC – Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal; Coordenador do Projeto de Extensão Ginástica Geral e Atividade Circense e do Grupo de Circo Los Pantaneiro.

Marcos Sérgio Tiaen, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Educação Física, Unicamp; Mestre em Educação, UFMS-CPAN; Professor da UFMS-CPAN e das Faculdades Salesianas Santa Teresa; Artista circense participante do projeto Navegando no Rio dos Sonhos.

Luís Bruno de Godoy, Universidade Estadual de Campinas

Ator e palhaço habilitado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED/SP); Bacharel em Ciências do Esporte; Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp); Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Ana Carolina Pontes Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia; Mestre em Educação, ambos pela UFMS-CPAN; Doutora em Educação, PUC-Rio; Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia, UFMS – CPAN; Mestre em Educação Escolar, UNESP; Doutora em Educação, PUC-SP; Professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação/CPAN; Coordenadora do projeto Navegando no Rio dos Sonhos.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

CADERNO