NAVEGANDO NO RIO DOS SONHOS: quando o barco vira um circo
Resumen
O presente artigo objetiva relatar a experiência de uma trupe, constituída por artistas circenses, bailarinas e acadêmicas da UFMS, que desbravou o rio Paraguai no Pantanal Sul-mato-grossense, levando a arte circense para a população ribeirinha, numa viagem de seis dias, realizada em junho de 2008, sendo necessárias 36 horas de subida do barco pelo rio Paraguai e 24 horas de descida, totalizando 448 km de navegação. Para realizar essa experiência, acoplou-se um palco à proa do barco-hotel Kassato Maru, transformando-o em um picadeiro. Foram realizadas 27 apresentações do espetáculo circense Sobre o Azul das Águas com uma variedade de apresentações, abrangendo força e equilíbrio, aéreos, malabares e palhaços, para 120 famílias, totalizando 700 espectadores. PALAVRAS-CHAVE: Circo. Pantanal. Rio Paraguai.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).