PALHAÇARIA FEMININA EM PORTUGAL

Autores

  • Laura Salvatore Universidade Paul-Valéry – Montpellier 3

Resumo

Sabemos que no Brasil há um movimento crescente de busca pela legitimação da presença da mulher na arte de fazer rir a partir da linguagem clownesca. Os encontros de palhaças, as pesquisas dentro e fora da universidade e a persistência dessas mulheres têm contribuído para que elas possam integrar e ser livres no ato de criação cômica. Isto é, levar à cena conteúdos que lhes sejam convenientes, independentemente das convenções de gênero que lhes foram estabelecidas socialmente. Isso quer dizer que a luta por esse espaço permite à palhaça a possibilidade de existir oficialmente nessa arte, bem como consente à mulher caminhos de reinvenção do seu ser. No entanto, nos questionamos sobre como o processo de reconhecimento da mulher nessa arte cênica acontece em Portugal. Como as palhaças portuguesas se expressam e quais são os desafios que enfrentam ao abordarem, ou não, o feminino em cena? Estariam elas a ridicularizar as estruturas sociais de gênero com seus corpos femininos e com suas palhaças? O documento aqui proposto investiga a intersecção da linguagem grotesca do palhaço com as criações cênicas de quatro palhaças e atrizes cômicas portuguesas: Anabela Mira, Catarina Mota, Eva Ribeiro e Mariana Schou, entrevistadas na primeira edição do evento de comicidade Gargalhadas na Lua, em 2017, em Lisboa. PALAVRAS-CHAVE: Palhaças portuguesas. Comicidade feminina. Corpo grotesco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Salvatore, Universidade Paul-Valéry – Montpellier 3

É uma jovem pesquisadora que investiga o encontro entre as áreas do circo e do teatro. No circo, suas experiências vão em direção tanto aos estudos da palhaçaria (dedica-se à pesquisa sobre a presença da mulher palhaça nesse fazer) quanto aos aparelhos acrobáticos aéreos. Formou-se como atriz no Teatro Escola Macunaíma (2006), licenciou-se em Arte-Teatro no Instituto de Artes da Unesp (2015) e concluiu seu mestrado em Estudos Teatrais na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2019). Atualmente, Laura Salvatore é doutoranda na Universidade Paul-Valéry – Montpellier 3 em cotutela com a Universidade Federal da Bahia.  

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

CADERNO