CULTURA EM EBULIÇÃO: teatro em Salvador nos anos de pré-ditadura
Resumo
Este ensaio visa fazer uma análise de fatos históricos, com base numa metodologia descritiva, que permitiram uma poderosa movimentação cultural em Salvador, no período que vai de meados dos anos 50 até a deflagração do golpe civil-militar em 1964, focando, mais precisamente, nas artes cênicas. Para tanto, serão abordados aspectos da administração do reitor Edgard Santos e a consequente criação das Escolas de Artes em Salvador, além da condução da Escola de Teatro por Martim Gonçalves e a expansão do cenário teatral na cidade, com a formação de vários grupos profissionais. PALAVRAS-CHAVE: Teatro moderno. Edgard Santos. Martim Gonçalves. Ditadura militar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-09
Edição
Seção
CADERNO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).