O TERMO “EDUCAÇÃO SOMÁTICA” perspectivado pela criação em dança no Brasil

Autores

  • Tatiana Nunes da Rosa

Resumo

Neste artigo, a “educação somática” é tomada como um termo em investigação, compreendendo que a sua adoção no Brasil é posterior ao estabelecimento das práticas que denomina. Retoma esse movimento procurando traçar possíveis vertentes dos usos de tais práticas no Brasil: o das terapias corporais, o da “expressão corporal”, no meio teatral, e o da difusão de uma cultura de dança muitas vezes chamada de “nova dança”. Especifica dados sobre a adoção do termo no meio acadêmico e algumas problemáticas envolvidas. Discute, de maneira geral, implicações que a ênfase do termo somático na saúde traz para a discussão artística. Compromete-se assim, com a multiplicação de diferentes construções do que possa ser o somático para a dança, bem como com a dos fazeres de artistas de dança brasileiros e suas especificidades.

Palavras-chave: Somático. Criação em dança. Nova dança.

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Biografia do Autor

Tatiana Nunes da Rosa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Uni-

versidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de doutorado CAPES

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Publicado

2020-02-11