JOGANDO COM O OBJETIVO E FAZENDO APOSTAS PARA VENCER NA ATUAÇÃO CÊNICA

Autores

  • Luiz Otávio de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo desenvolve uma reflexão teórica e prática sobre a operacionalidade estruturante do Objetivo stanislavskiano em associação com os aspectos estimulantes das Apostas, operador conceitual sistematizado pelo britânico, diretor de teatro, Declan Donnellan. Os resultados comprovam a eficácia expressiva do Objetivo para a adequada estruturação da Partitura de Ação Física durante o processo criativo da cena. Além disso, testemunham, também, a necessidade colaborativa das Apostas para que a atuação cênica do ator, nas apresentações continuadas da cena, não se torne engessada, mecânica e inexpressiva. As Apostas apresentam-se como uma ferramenta estimulante da segurança do ator, tanto na fase de criação da partitura quanto na de execução de suas reações já delineadas, em cada apresentação, durante a temporada, proporcionando, assim, que seu trabalho seja sempre vivo, verdadeiro, presente e eficaz na comunicação teatral. PALAVRAS-CHAVE: Partitura de ação física. Objetivo. Apostas. Processo criativo. Apresentações públicas. Presença e verdade cênicas.

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Biografia do Autor

Luiz Otávio de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Uniersidade de São Paulo. Pesquisador em Atuação Cênica e Direção Teatral, com ênfase em ação física e teoria do alvo.

 

Daniela de Castro Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Teatro EBA/UFMG e do Teatro Universitário, Curso de Formação de Atores de Nível Médio da UFMG. Atriz e pesquisadora, com ênfase em ação física e teoria do alvo, sob orientação do professor Dr. Luiz Otavio Carvalho.

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Publicado

2020-02-06