SENTIDOS DA CRIAÇÃO CÊNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda Marília Rocha

Resumo

O trabalho discute sobre os sentidos relacionados com as práticas de criação cênica na escola atual. Partindo da noção de importância do compartilhamento da obra teatral a um público externo à sala de aula, procura-se refletir sobre como é possível proporcionar aos alunos um processo de criação de um trabalho artístico, a partir das condições de trabalho encontradas no contexto da Escola Básica. Propõe-se a superação de uma prática pedagógica tradicional empirista, calcada na criação de produtos cênicos sem uma preocupação estética aprofundada. Desse modo, o objetivo é buscar metodologias de criação cênica que amparem o professor de teatro em suas proposições artísticas na escola.

Palavras-chave: Processo de Criação. Produto artístico. Metodologias de Criação Cênica. Pedagogia do Teatro. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marília Rocha

Professora de teatro, atriz e palhaça. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos e bolsista CAPES. Formada em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes Cênicas (UFRGS). Desde 2008 leciona em escolas do estado do RS e em oficinas de teatro e palhaçaria

Publicado

2020-02-07