SENTIDOS DA CRIAÇÃO CÊNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda Marília Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho discute sobre os sentidos relacionados com as práticas de criação cênica na escola atual. Partindo da noção de importância do compartilhamento da obra teatral a um público externo à sala de aula, procura-se refletir sobre como é possível proporcionar aos alunos um processo de criação de um trabalho artístico, a partir das condições de trabalho encontradas no contexto da Escola Básica. Propõe-se a superação de uma prática pedagógica tradicional empirista, calcada na criação de produtos cênicos sem uma preocupação estética aprofundada. Desse modo, o objetivo é buscar metodologias de criação cênica que amparem o professor de teatro em suas proposições artísticas na escola. PALAVRAS-CHAVE: Processo de Criação. Produto artístico. Metodologias de Criação Cênica. Pedagogia do Teatro. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Fernanda Marília Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de teatro, atriz e palhaça. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos, e bolsista/CAPES. Formada em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes Cênicas (UFRGS). Desde 2008 leciona em escolas do estado do Rio Grande do Sul e em oficinas de teatro e palhaçaria.

Publicado

2020-02-06