SENTIDOS DA CRIAÇÃO CÊNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda Marília Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho discute sobre os sentidos relacionados com as práticas de criação cênica na escola atual. Partindo da noção de importância do compartilhamento da obra teatral a um público externo à sala de aula, procura-se refletir sobre como é possível proporcionar aos alunos um processo de criação de um trabalho artístico, a partir das condições de trabalho encontradas no contexto da Escola Básica. Propõe-se a superação de uma prática pedagógica tradicional empirista, calcada na criação de produtos cênicos sem uma preocupação estética aprofundada. Desse modo, o objetivo é buscar metodologias de criação cênica que amparem o professor de teatro em suas proposições artísticas na escola. PALAVRAS-CHAVE: Processo de Criação. Produto artístico. Metodologias de Criação Cênica. Pedagogia do Teatro. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marília Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de teatro, atriz e palhaça. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos, e bolsista/CAPES. Formada em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes Cênicas (UFRGS). Desde 2008 leciona em escolas do estado do Rio Grande do Sul e em oficinas de teatro e palhaçaria.

Downloads

Publicado

2020-02-06