ENSAIANDO A DESMEDICALIZAÇÃO: o teatro invisível na construção de novas poéticas políticas do viver

Autores

  • Cesar Augusto Paro UFRJ

Resumo

Trata-se de um ensaio narrativo1 que tem como objetivo recompor a experiência com Teatro Invisível realizada
em uma praça pública de Montevidéu, Uruguai, durante
o 5° Encontro Latinoamericano de Teatro das Pessoas Oprimidas, em fevereiro de 2018. Buscando problematizar a medicalização da sociedade, os participantes da oficina de “Teatro do Oprimido e Saúde” desenvolveram uma “cena” em que houve o confronto sobre que decisões se tomar com a situação-problema de um ser humano ferido. Percorrendo por cotidianos tidos como “naturais” na nossa sociedade, foram superpostas realidade e cena teatral para questionar a banalidade com que tratamos a apropriação do modo de vida dos seres humanos pela medicina, repercutindo em respostas biomédicas para problemas

de ordens social, econômica e cultural. A trajetória da experiência demonstra a potencialidade do Método do Teatro do Oprimido para tornar as opressões da sociedade em percebidos-destacados por meio de sua tematização, engendrar uma percepção crítica destas questões num processo reflexivo e, por fim, propiciar o fomento de ações concretas com vistas à transformação social. A recomposição de Teatro Invisível aqui desenvolvida não deve ser lida como um modelo padrão de aplicação do método, mas sim como possibilidade dramatúrgica que dá pistas sobre a inventividade do/com o Teatro do Oprimido.

PALAVRAS-CHAVE:

Medicalização. Ensaio narrativo. Percepção crítica. Teatro Invisível. Teatro do Oprimido

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Paro, UFRJ

CÉSAR AUGUSTO PARO

Educador popular em saúde. Fonoaudiólogo (UNICAMP), com especialização (UFRJ), mestra- do (UERJ) e doutorado em andamento (UFRJ) em Saúde Coletiva. Possui formação em Teatro do Oprimido por cursos livres e residência artís- tica internacional pelo CTO – Centro de Teatro do Oprimido. É membro do GESTO – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido.

Downloads

Publicado

2020-02-06