O TEATRO DO OPRIMIDO COMO INSTRUMENTO NO COMBATE À NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
No contexto atual é possível observar a dificuldade dos atores da escola em lidar com a violência, cada vez mais naturalizada na vida não só dos educandos, mas de toda a comunidade escolar. O Objetivo desse estudo é propor a utilização do Teatro do Oprimido (TO) no contexto educacional, como estratégia no combate à violência no ambiente escolar. O TO pode ser uma ferramenta no combate à violência, aliado aos métodos e conteúdos propostos pela Educação. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa Bibliográfica, do tipo Revisão Narrativa Convencional, mais especificamente, como Revisão Teórica. O pensamento aqui exposto dialoga com autores diversos, legitimados por suas pesquisas na área em questão, buscando contribuir para a reflexão acerca do tema proposto, através da instrumentalização do educador. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Teatro do Oprimido. Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).