O TEATRO DO OPRIMIDO COMO INSTRUMENTO NO COMBATE À NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Marcel Cavalcante Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ)
  • Rossana Pugliese Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR

Resumo

No contexto atual é possível observar a dificuldade dos atores da escola em lidar com a violência, cada vez mais naturalizada na vida não só dos educandos, mas de toda a comunidade escolar. O Objetivo desse estudo é propor a utilização do Teatro do Oprimido (TO) no contexto educacional, como estratégia no combate à violência

no ambiente escolar. O TO pode ser uma ferramenta no combate à violência, aliado aos métodos e conteúdos propostos pela Educação. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa Bibliográfica, do tipo Revisão Narrativa Convencional, mais especificamente, como Revisão Teórica. O pensamento aqui exposto dialoga com autores diversos, legitimados por suas pesquisas na área em questão, buscando contribuir para a reflexão acerca do tema proposto, através da instrumentalização do educador.

PALAVRAS-CHAVE:

Violência.
Teatro do Oprimido. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Cavalcante, Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ)

Mestre em Práticas de Educação Básica (PROPEGPEC / CPII). Professor nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e Ginásio Carioca Aleksander Henryk Laks. Pesquisador LABESCRI (Laboratório de Estudos da Criança) e Mediador do Grupo Educadores In Cena: Teatro do Oprimido na Educação. 

 

Rossana Pugliese, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2018), coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança (LABESCRI), professora do Bacharelado em Educação Física e coordenadora de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR LAUREATE e Unisaúde Educacional.

Downloads

Publicado

2020-02-06