MARÍA FUX, L’ARTISTE- PÉDAGOGUE ET SA VALORISATION DU CORPS CULTUREL DANS L ́ENSEIGNEMENT DE LA DANSE
Resumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões do ensino de dança criado pela bailarina argentina María Fux, denominado Danzaterapia, considerando a sua importância social e sua ligação com o contexto somático. O contexto particular em que o indivíduo está inserido é um fato que influi nos valores de crenças e em códigos corporais aprendidos. Falar do ensino da dança como prática para a vida é falar de educação. A ação do professor de dança, em seus diversos contextos, está impregnada de crenças pessoais que influenciam a transmissão do conhecimento. Nesse sentido, Maria Fux foi pioneira na Argentina, em uma época em que o ensino de dança se pautava em métodos e técnicas codificados. Fux marcou sua posição com uma ação pedagógica que encoraja a autonomia e a singularidade das pessoas, mesmo em períodos ditatoriais do país. Nas aulas de Fux, não há distinção de classe social, condição corporal ou mental, sendo que ela estimula a expressão cultural de cada um. Autores como Merleau-Ponty, Le Blanc, Héritier, entre outros, apontam que o trabalho com o movimento tem um impacto direto sobre o corpo, tanto quanto a visão de si e da cultura. María Fux se destaca por sua forma democrática e inclusiva de ensinar a dança. PALAVRAS-CHAVE: María Fux. Cultura. Ensino da dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).