MARÍA FUX, L’ARTISTE- PÉDAGOGUE ET SA VALORISATION DU CORPS CULTUREL DANS L ́ENSEIGNEMENT DE LA DANSE

Autores

  • Déborah Maia de Lima Université du Québec à Montréal
  • Caroline Raymond Université du Québec à Montréal

Resumo

RESUMO

Este trabalho apresenta algumas reflexões do ensino de dança criado pela bailarina argentina María Fux, denominado Danzaterapia, considerando a sua importância social e sua ligação com o contexto somático. O contexto particular
em que o indivíduo está inserido é um fato que influi nos valores de crenças e em códigos corporais aprendidos.
Falar do ensino da dança como prática para a vida é falar de educação. A ação do professor de dança, em seus diversos contextos, está impregnada de crenças pessoais que influenciam a transmissão do conhecimento. Nesse sentido, Maria Fux foi pioneira na Argentina, em uma época em
que o ensino de dança se pautava em métodos e técnicas codificados. Fux marcou sua posição com uma ação pedagógica que encoraja a autonomia e a singularidade das pessoas, mesmo em períodos ditatoriais do país. Nas aulas de Fux, não há distinção de classe social, condição corporal ou mental, sendo que ela estimula a expressão cultural de cada um. Autores como Merleau-Ponty, Le Blanc, Héritier, entre outros, apontam que o trabalho com o movimento tem um impacto direto sobre o corpo, tanto quanto a visão de si e da cultura. María Fux se destaca por sua forma democrática e inclusiva de ensinar a dança.

PALAVRAS-CHAVE:

María Fux. Cultura.
Ensino da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Maia de Lima, Université du Québec à Montréal

Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e doutoran-

da no programa de Études et pratiques des arts pela Université du Québec à Montréal e pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora em danças e forma- da por María Fux em Danzaterapia (Bolsista CAPES, processo 0779/2013). (Maître en Psychologie Clinique et Culture et doctorante dans le programme d’Études et des pratiques des arts de l’Université du Québec à Montréal et dans le programme d ́arts de la scène de l’Université Fédérale de Bahia. Chercheuse en danse et Formée par María Fux en Danzaterapia).

Caroline Raymond, Université du Québec à Montréal


CAROLINE RAYMOND

Doutora em Educação e professora do departamen- to de dança da Université du Quebec à Montréal,
com pesquisas vinculadas à pedagogia da dança e aos saberes e práticas de ensino na dança com uma perspectiva de transposição didática (Docteur en Éducation et professeure du département de danse de l ́Univesité du Québec à Montréal avec des recher- ches liées à la pédagogie de la danse et dans les sa- voirs et pratiques de l ́enseignement de la danse avec une perspective de transposition didactique).

Downloads

Publicado

2020-02-06