AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE REVESTIMENTO À BASE DE PEAD NA PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.52906Palavras-chave:
Concreto, Estação de Tratamento de Esgoto;, Grau de deterioração, Manifestação PatológicaResumo
A degradação do concreto é um fenômeno comum que está condicionado ao meio que as estruturas estão inseridas e ao tempo de exposição, o que pode acelerar tal desgaste. Os efluentes domésticos são compostos de elementos que podem criar ambientes altamente agressivos que causam uma rápida degradação das estruturas de concreto. Características físico-químicas do esgoto doméstico como temperatura, DBO, DQO, ácidos voláteis e turbidez podem interferir na durabilidade das estruturas de concreto. Sendo assim, são necessários produtos e tecnologias que proporcionem a proteção do concreto em ambientes altamente agressivos. Este estudo objetivou testar um revestimento anticorrosivo à base de PEAD como alternativa de proteção das estruturas de concreto das caixas de passagem de uma Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário. Para isso, foi realizado o levantamento das patologias existentes nas caixas de passagem na saída dos reatores anaeróbios, a caracterização físico-química do esgoto sanitário e a aplicação da Metodologia de Estimativa do Grau de danos (GDE-UnB) como forma de identificar e quantificar o dano causado pelo esgoto sanitário nas placas anticorrosivas. As patologias encontradas nas caixas de passagem foram a desagregação, eflorescências, fissuras, manchas e desplacamento. O esgoto sanitário possui características físico-químicas com similaridades aos estudos comparativos utilizados neste trabalho. O Grau do Dano estimado foi considerado pequeno, comprovando a eficiência das placas anticorrosivas na contenção das ações físicas, químicas e biológicas causadas pelo ambiente de uma Estação de Tratamento de Esgotos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).