CARACTERIZAÇÃO GRAVIMÉTRICA COMO ETAPA DE DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.51092Palavras-chave:
Gestão, Resíduos Sólidos Urbanos, Planejamento Urbano, GravimetriaResumo
A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) aumentou com o crescimento das cidades ao longo dos anos, sendo necessária uma destinação final ambientalmente adequada. O presente trabalho tem por objetivo analisar os RSU gerados em municípios de pequeno porte, tendo como estudo de caso uma cidade com aproximadamente 15.000 habitantes no Sul de Minas Gerais. Para tanto, foram levantadas as características qualiquantitativas dos resíduos sólidos domiciliares com base em três campanhas de caracterizações gravimétricas, com dados submetidos a testes estatísticos não-paramétricos de U-Mann Whitney e de Kruskal-Wallis em análises comparativas entre dados das campanhas. Os resultados obtidos não evidenciaram diferenças significativas entre as frações avaliadas das campanhas a 95% de confiança, o que possibilitou reportar um resultado gravimétrico único para os resíduos sólidos domiciliares do município. Obteve-se 50,1% compondo a fração de orgânicos, 19,5% a fração de recicláveis e 30,4% de rejeitos. Os resultados demonstram que 69,6% dos resíduos que estão sendo depositados no aterro do município possuem potencial de recuperação, o que representaria mensalmente cerca de 106,3t de orgânicos e 41,5t de recicláveis. Diante da representatividade majoritária de municípios classificados como de pequeno porte, observa-se que o cenário evidenciado e as discussões apresentadas no presente estudo sejam comuns a outros cenários do país, servindo de base para a gestão, tomada de decisão e melhoria do gerenciamento de resíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).