A CIDADE SURREAL NA POÉTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR À PRODUÇÃO DE CRIOLO

Autores

  • Lucas Toledo de Andrade Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.43170

Palavras-chave:

Criolo, Poética afro-brasileira, Imagem surrealista

Resumo

Este artigo pretende tratar da produção do músico e compositor Criolo como parte da poética afro-brasileira contemporânea, a partir da leitura de algumas composições e dos recursos formais trazidos por elas. O foco deste trabalho está na percepção do modo como a cidade é representada nas letras e ritmos propostos pelo artista e da forma como essa representação possibilita uma percepção expandida da existência, permitindo a reflexão sobre o discurso historiográfico brasileiro e a condição do negro no país, o que se relaciona diretamente com o potencial crítico e revolucionário presente na imagem surrealista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Toledo de Andrade, Universidade Pitágoras Unopar

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente atua como docente do curso de Letras Português-Inglês na Universidade Pitágoras Unopar.

Referências

BARTHES, Roland. S/Z. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

BENJAMIN, Walter. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 21-36.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 241-252.

BHABHA, H. Introdução: locais da cultura. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013, p. 19-46.

BRETON, André. Manifesto do Surrealismo. In: Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 31-82.

BRETON, André. Segundo Manifesto do Surrealismo. In: Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 89-166.

CRIOLO. Boca de lobo. 2018. Disponível em: <http://www.criolo.net/bocadelobo/>. Acesso em: 12 de out. 2018.

CRIOLO. Chuva Ácida. In: Ainda há tempo. São Paulo: SkyBlue Music, 2006. 1 CD (3 min. 24 seg.).

CRIOLO. Chuva Ácida. In: Ainda há tempo. São Paulo: Oloko Records, 2016. 1 CD (3 min.).

CRIOLO. Não existe amor em SP. In: Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD (4 min. 41 seg.).

CRIOLO. Sucrilhos. In: Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD. Faixa 8 (5 min. 17 seg.).

CRIOLO; DINUCCI, K. Mariô. In: CRIOLO. Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD. Faixa 4 (5 min. 45 seg.).

CRIOLO; GANJAMAN, Daniel. Convoque seu buda. In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. CD. Faixa 1 (3 min. 51 seg.).

CRIOLO; GANJAMAN, Daniel; CABRAL, Marcelo. Esquiva da Esgrima. In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. 1 CD (4 min. 29 seg.).

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 14, n. 23, p. 113-138, jul/dez. 2010.

EAGLETON, Terry. O Pós-Estruturalismo. In: Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 191-226.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: cacos da história. Tradução de Sônia Salzstein. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

GERMANO, Douglas; CRIOLO. Fio de prumo (Padê Onã). In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. 1 CD. Faixa 10 (4 min. 9 seg.).

LÖWY, Michael. A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.

OGI, Rodrigo. Crônicas da cidade cinza. São Paulo: Laboratório fantasma. 2011. 1 CD (56 min. 09 seg.).

PAZ, Octavio. Estrella de tres puntas: el surrealismo. In: Excursiones/Incursiones: dominio extranjero. Obras Completas, vol. 2. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1994, p. 203-214.

PEREIRA, Edmilson. Panorama da literatura afro-brasileira. In: Callaloo, College Station v. 18, n. 4, p. 1035-1040, 1995.

SALOMÃO, Waly. Câmara de Ecos. In: Algaravias: câmara de ecos. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

SILVA, P. V. B. da; ROSEMBERG, F. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: DIJK, Teun Adrianus van (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2012, p. 73-117.

TORO, Guillermo Del. O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno). ESP/MEX/EUA: Estúdios Picasso, Tequila Gang e Esperanto Filmoj, 2006, DVD.

WILLER, Cláudio. Prefácio. In: BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 7-22.

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

ANDRADE, L. T. de. A CIDADE SURREAL NA POÉTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR À PRODUÇÃO DE CRIOLO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 614–632, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.43170. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/43170. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES