A CIDADE SURREAL NA POÉTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR À PRODUÇÃO DE CRIOLO
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.43170Palabras clave:
Criolo, Poética afro-brasileira, Imagem surrealistaResumen
Este artigo pretende tratar da produção do músico e compositor Criolo como parte da poética afro-brasileira contemporânea, a partir da leitura de algumas composições e dos recursos formais trazidos por elas. O foco deste trabalho está na percepção do modo como a cidade é representada nas letras e ritmos propostos pelo artista e da forma como essa representação possibilita uma percepção expandida da existência, permitindo a reflexão sobre o discurso historiográfico brasileiro e a condição do negro no país, o que se relaciona diretamente com o potencial crítico e revolucionário presente na imagem surrealista.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. S/Z. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
BENJAMIN, Walter. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 21-36.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 241-252.
BHABHA, H. Introdução: locais da cultura. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013, p. 19-46.
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo. In: Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 31-82.
BRETON, André. Segundo Manifesto do Surrealismo. In: Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 89-166.
CRIOLO. Boca de lobo. 2018. Disponível em: <http://www.criolo.net/bocadelobo/>. Acesso em: 12 de out. 2018.
CRIOLO. Chuva Ácida. In: Ainda há tempo. São Paulo: SkyBlue Music, 2006. 1 CD (3 min. 24 seg.).
CRIOLO. Chuva Ácida. In: Ainda há tempo. São Paulo: Oloko Records, 2016. 1 CD (3 min.).
CRIOLO. Não existe amor em SP. In: Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD (4 min. 41 seg.).
CRIOLO. Sucrilhos. In: Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD. Faixa 8 (5 min. 17 seg.).
CRIOLO; DINUCCI, K. Mariô. In: CRIOLO. Nó na orelha. São Paulo: Oloko Records, 2011. 1 CD. Faixa 4 (5 min. 45 seg.).
CRIOLO; GANJAMAN, Daniel. Convoque seu buda. In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. CD. Faixa 1 (3 min. 51 seg.).
CRIOLO; GANJAMAN, Daniel; CABRAL, Marcelo. Esquiva da Esgrima. In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. 1 CD (4 min. 29 seg.).
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 14, n. 23, p. 113-138, jul/dez. 2010.
EAGLETON, Terry. O Pós-Estruturalismo. In: Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 191-226.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: cacos da história. Tradução de Sônia Salzstein. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
GERMANO, Douglas; CRIOLO. Fio de prumo (Padê Onã). In: CRIOLO. Convoque seu buda. São Paulo: Oloko Records, 2014. 1 CD. Faixa 10 (4 min. 9 seg.).
LÖWY, Michael. A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.
OGI, Rodrigo. Crônicas da cidade cinza. São Paulo: Laboratório fantasma. 2011. 1 CD (56 min. 09 seg.).
PAZ, Octavio. Estrella de tres puntas: el surrealismo. In: Excursiones/Incursiones: dominio extranjero. Obras Completas, vol. 2. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1994, p. 203-214.
PEREIRA, Edmilson. Panorama da literatura afro-brasileira. In: Callaloo, College Station v. 18, n. 4, p. 1035-1040, 1995.
SALOMÃO, Waly. Câmara de Ecos. In: Algaravias: câmara de ecos. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
SILVA, P. V. B. da; ROSEMBERG, F. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: DIJK, Teun Adrianus van (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2012, p. 73-117.
TORO, Guillermo Del. O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno). ESP/MEX/EUA: Estúdios Picasso, Tequila Gang e Esperanto Filmoj, 2006, DVD.
WILLER, Cláudio. Prefácio. In: BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 7-22.