A CIDADE SURREAL NA POÉTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR À PRODUÇÃO DE CRIOLO

Autores/as

  • Lucas Toledo de Andrade Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.43170

Palabras clave:

Criolo, Poética afro-brasileira, Imagem surrealista

Resumen

Este artigo pretende tratar da produção do músico e compositor Criolo como parte da poética afro-brasileira contemporânea, a partir da leitura de algumas composições e dos recursos formais trazidos por elas. O foco deste trabalho está na percepção do modo como a cidade é representada nas letras e ritmos propostos pelo artista e da forma como essa representação possibilita uma percepção expandida da existência, permitindo a reflexão sobre o discurso historiográfico brasileiro e a condição do negro no país, o que se relaciona diretamente com o potencial crítico e revolucionário presente na imagem surrealista.

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Biografía del autor/a

Lucas Toledo de Andrade, Universidade Pitágoras Unopar

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente atua como docente do curso de Letras Português-Inglês na Universidade Pitágoras Unopar.

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Publicado

2021-12-11

Cómo citar

ANDRADE, L. T. de. A CIDADE SURREAL NA POÉTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR À PRODUÇÃO DE CRIOLO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 614–632, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.43170. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/43170. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES