MUITOS MUNDOS, MUITAS EDUCAÇÕES: educação popular, descolonização epistêmica e outras questões contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53659Palabras clave:
educação popular, descolonização epistêmica, movimentos sociais latino-americanos, Paulo Freire, autodeterminação dos povosDescargas
Citas
BRANDÃO, Carlos R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRANDÃO, Carlos R.; VASCONCELOS, Valéria. Entre as origens e o agora: memórias e trajetos da educação popular. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, p. 10-24, mai./ago. 2021.
BRANDÃO, Carlos R.; CORREA BORGES, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 27 mar. 2022.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; SILVA, Patrícia Nascimento; ROMANO, Pauliane. Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade – Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão. Revista Docência do Ensino Superior, v. 11, e035140, p. 1-15, 2021.
COLLINS, P. H. BORGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
DÍAZ, Floriberto. Escrito. Comunalidad, energía viva del pueblo mixe. Ayuujktsënää’yën - ayuujkwënmää’ny – ayuujk mëk’äjtën. Cidade do México: Unam, 2014 (ed. digital).
FERREIRA, Joelson; FELÍCIO, Erahsto. Por terra e território – caminhos da revolução dos povos no Brasil. Arataca, Teia dos Povos, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 25ª edição.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
LÓPEZ BÁRCENAS, Alfredo. Autonomias Indígenas en América Latina. Oaxaca/México, Coapi/MC, 2007.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
ROSSATO, Veronice L. Será o letrado ainda um dos nossos? Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani de Mato Grosso do Sul. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 366
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.