MULHERES DE EXTREMA-DIREITA: empoderamento feminino e valorização moral da mulher
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.55443Palavras-chave:
empoderamento feminino; extrema-direita; feminismo neoliberal; pós-feminismoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a noção de empoderamento feminino à luz da literatura contemporânea para compreender a atuação de mulheres de extrema-direita e sua interlocução com mulheres comuns. Com base em pesquisas qualitativas conduzidas com mulheres brasileiras que votaram em Jair Bolsonaro, aventamos a hipótese de que a massificação de uma cultura posfeminista ao longo das décadas de 1990 e 2000, bem como a emergência de fenômenos como o feminismo neoliberal e o feminismo popular (Banet Weiser; Gill; Rottenberg, 2020), propiciaram novas sensibilidades que tornaram possível um novo tipo de atuação feminina de extrema-direita baseada na valorização de padrões morais tradicionais.
Downloads
Referências
Camila Rocha é doutora em Ciência Política pela USP e ganhadora dos prêmios de melhor tese de doutorado da Associação Brasileira de Ciência Política e Tese Destaque USP em Ciências Humanas. É autora de "Menos Marx mais Mises: o liberalismo e a nova direita no Brasil" (Todavia, 2021), co-autora de "The Bolsonaro Paradox" (Springer, 2021) e co-organizadora de "Feminismo em disputa" (Boitempo, 2022).
Esther Solano é doutora em Ciências sociais pela Universidade Complutense de Madri e professora da Unifesp. Organizadora de vários livros como "O ódio como política" (Boitempo, 2018), co-autora de "The Bolsonaro Paradox" (Springer, 2021) e co-organizadora de "The right in the Americas" (Routledge, 2023)
Lilian Sendretti é doutoranda em Ciência Política pela USP, mestra pela mesma instituição. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.