A CIÊNCIA ENTRE INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES: como capacidades analíticas individuais e organizacionais se combinam para a utilização de evidências científicas nas políticas públicas?

Autores

  • Pedro Lucas de Moura Palotti Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
  • Natália Massaco Koga Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
  • Rafael da Silva Lins BRB Seguros
  • Bruno Gontyjo do Couto Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
  • Marcos Luiz Vieira Soares Filho Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53388

Palavras-chave:

Evidências científicas, Capacidades analíticas individuais, Capacidades analíticas organizacionais, Administração pública federal, Pensamento Econômico Brasileiro

Resumo

Diferentes atores governamentais e não governamentais buscam mobilizar evidências científicas para subsidiar o trabalho em políticas públicas. Nas últimas décadas, estudos têm enfatizado as capacidades analíticas do ponto de vista de indivíduos - principalmente servidores públicos e gestores públicos - ou organizações - estruturas ministeriais ou órgãos independentes. Este artigo inova investigações anteriores ao buscar compreender como as dimensões individual e organizacional interagem para ampliar a mobilização das evidências produzidas pela ciência. A pesquisa utilizou-se de um survey com extensa amostra de burocratas da administração pública federal brasileira. Os achados indicam que essas duas dimensões interagem positivamente para maior utilização das evidências científicas. No entanto, atenção especial deve ser dada à forma como as capacidades organizacionais são conceituadas e operacionalizadas. Como unidade especializada, a interação com a capacidade de identificar, coletar e analisar dados e informações relacionados à política pública mostrou-se importante. Como recurso ou disponibilidade organizacional, a interação com a educação dos indivíduos revelou-se uma dimensão relevante. Por fim, como oportunidade organizacional de relacionamento com a academia, a interação com o nível de educação formal também se mostrou significativa. Pesquisas futuras devem buscar explicar por que outras formas de interação entre capacidades individuais e organizacionais não são relevantes, além de buscar compreender os mecanismos causais que explicam os achados identificados.

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Biografia do Autor

Pedro Lucas de Moura Palotti, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Desde 2011, é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atualmente está em exercício descentralizado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Professor no Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Tem interesse nas áreas de gestão pública, serviço civil, federalismo e relações intergovernamentais.

Natália Massaco Koga, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Westminster (2013). Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas EAESP/SP (2004). Pesquisadora visitante no Institute of Development Studies - IDS/UK (2018) e LBJ School of Public Affairs da Universidade do Texas (2002). É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia desde 2004. Atua no momento como pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e docente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Tem interesse nos estudos sobre políticas públicas baseadas em evidências, implementação de políticas públicas, burocracia, capacidades estatais, relações Estado-sociedade civil e democracia.

Rafael da Silva Lins, BRB Seguros

Bacharel e mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (2018 e 202). Já atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea - DF). Tem experiência em análise estatística e tratamento de dados com uso das linguagens R, Python, SQL e SAS. Tem experiência em análise multivariada, modelagem estatística, aprendizado de máquina e visualização de dados. Tem interesses nas áreas de estatística aplicada, modelagem estatística e inferência causal aplicada a dados observacionais e experimentais.

Bruno Gontyjo do Couto, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Pesquisador-doutor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atua em projetos de avaliação de capacidades estatais e implementação da abordagem das políticas públicas baseadas em evidências. Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPGSOL-UnB), com estágio de doutorado sanduíche no programa de Latin American Studies da University of Texas at Austin (Llilas, UT-Austin). Foi professor na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foi professor substituto e professor voluntário no Departamento de Sociologia da UnB. Coordenou o projeto de pesquisa Memórias e identidade(s) da metrópole: cartografando espaços de significações no Distrito Federal, promovido pelo PPGSOL-UnB e financiado pela FAP-DF. Organizou os livros Arte/Cultura nas Ciências Sociais (Editora UFJF) e Memórias e identidade(s) da metrópole (Editora Paco). Publicações no Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Bruno-Couto-8.

Marcos Luiz Vieira Soares Filho, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Doutor em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ). Atua como assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Possui interesse no campo de Políticas Públicas como abordado pela Ciência Política – nos aparatos teóricos e metodológicos de diversos modelos analíticos que reflitam sobre processos decisórios. Pesquisa temas de políticas públicas que equacionem a ação de instituições participativas – especialmente conselhos gestores – sobre o policy process ou resultados de políticas. Tem utilizado técnicas de pesquisa qualitativa, como análise documental, Qualitative Comparative Analysis (QCA) e análise de conteúdo.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Lucas de Moura Palotti, P., Massaco Koga, N., da Silva Lins, R., Gontyjo do Couto, B., & Luiz Vieira Soares Filho, M. (2023). A CIÊNCIA ENTRE INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES: como capacidades analíticas individuais e organizacionais se combinam para a utilização de evidências científicas nas políticas públicas?. Caderno CRH, 36, e023021. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53388

Edição

Seção

Dossiê 2