Vivência(s) docente(s) de mulheres lésbicas e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte

Autores

  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4278-7871
  • Isabella Campos Freitas D'Ávila Centro Universitário de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.50557

Palavras-chave:

docente, ensino superior, LGBTI, Cisheteronormatividade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes não-heterossexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou através de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, e a discussão a partir da análise das narrativas em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade - conscientemente ou não - para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam, e assim, conseguir se manter dentro do sistema normativo com menos impactos.

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Biografia do Autor

Isabella Campos Freitas D'Ávila, Centro Universitário de Belo Horizonte

Psicóloga, CRP-04/60985. Mestra pela Faculdade de Educação de Minas Gerais, pós-graduada em Intervenção Psicossocial no Contexto de Políticas Públicas no Centro Universitário Una. Líder no Núcleo de Orientação Psicopedagógica e Inclusão (NOPI) do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na área de Psicopedagogia, Inclusão e Diversidade.

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Ribeiro, L. P., & D’Ávila, I. C. F. . (2023). Vivência(s) docente(s) de mulheres lésbicas e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(1), 76–96. https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.50557

Edição

Seção

Artigos