Análise da formação de profissionais da saúde frente ao atendimento ao público LGBTQIA+:

Revisão integrativa

Autores/as

  • Lyvia do Prado Pacheco EMESCAM https://orcid.org/0000-0001-7749-6444
  • Miguel Athos da Silva de Oliveira Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/EMESCAM
  • Mariana França Portilho França Portilho Universidade Nove de Julho/UNINOVE
  • Elisa Tristan-Cheever Universidade de São Paulo/USP
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/EMESCAM https://orcid.org/0000-0002-8604-587X
  • Cíntia de Lima Garcia Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte/FMJ
  • José Lucas Souza Ramos Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/EMESCAM https://orcid.org/0000-0002-6985-9716

Palabras clave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Homossexualidade, Capacitação Profissional

Resumen

Objetivo: Identificar mecanismos formativos de profissionais da saúde durante graduação no atendimento LGBTQIA+. Métodos: Revisão integrativa, realizada entre outubro e novembro de 2020, identificou mecanismos formativos de profissionais da saúde durante graduação no atendimento LGBTQIA+. Resultados: 57,14% evidenciaram temáticas sexo-diversas nas grades curriculares. Desses, 25% foram disciplinas eletivas, 37,5% facultativas, 12,5% semestral em pós-graduação e 25% não especificados. Estratégias utilizadas: aulas sobre sexualidade humana, apresentações, reuniões com gays/lésbicas, discussões grupais e/ou aulas relacionadas à infecção por HIV. Conclusão: Principais estratégias utilizadas foram, aulas sobre sexualidade humana, apresentações, reuniões com gays/lésbicas, discussões grupais e/ou aulas relacionadas à infecção por HIV.   

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Publicado

2024-06-10

Cómo citar

do Prado Pacheco, L., Athos da Silva de Oliveira, M., França Portilho, M. F. P., Tristan-Cheever, E., Maria Pinheiro Bezerra, I., de Lima Garcia, C., & Souza Ramos, J. L. (2024). Análise da formação de profissionais da saúde frente ao atendimento ao público LGBTQIA+:: Revisão integrativa . Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53946

Número

Sección

Artigos