Educación en Derechos Humanos y Violencia Homofóbica en el Ámbito Escolar

la percepción de los directores

Autores/as

  • Thiago Luiz Sartori Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48620

Palabras clave:

Gestão da Educação, Direitos Humanos, Educação e gênero, Violência homofóbica no ambiente escolar

Resumen

Este artigo está inserido em um estudo realizado em um Programa de Pós-Graduação em Educação cujo objetivo precípuo foi analisar eventuais situações de violência homofóbica no ambiente escolar, na perspectiva dos Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com gestores de seis escolas públicas do Estado de São Paulo. Em geral, os gestores desenvolvem práticas profissionais com foco no respeito à diversidade e na cultura de paz e, portanto, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Tratam questões inerentes à homossexualidade com naturalidade, mas reconhecem que, na escola, há situações de intolerância em relação às relações homoafetivas por parte de alguns alunos e professores, mas não de igualdade de gênero, demandando atenção especial da gestão. Contudo, eles não permitem relações de afeto no ambiente escolar independentemente de o casal ser homo ou heterossexual, alguns deles não sabem dizer se uma pessoa trans deveria usar o banheiro masculino ou feminino, sugerem um banheiro alternativo para essas pessoas. Por fim, foi constatado que alguns gestores se mostraram despreparados para lidar com a presença de casais homoafetivos e, assim, suas práticas profissionais tendem a fomentar a violência homofóbica na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Luiz Sartori, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo - EACH/USP; Professor da Anhanguera Educacional.

Publicado

2023-09-03

Cómo citar

Sartori, T. L. ., & Miranda, N. A. de . (2023). Educación en Derechos Humanos y Violencia Homofóbica en el Ámbito Escolar: la percepción de los directores. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(1), 97–121. https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48620

Número

Sección

Artigos