Possibilidades às pedagogias decoloniais a partir de práticas educativas com crianças ribeirinhas na Amazônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43931

Palabras clave:

Pedagogias decoloniais. Práticas pedagógicas. Criança ribeirinha. Amazônia.

Resumen

O presente artigo, ao tematizar as pedagogias decoloniais, traz como especificidade as práticas pedagógicas com crianças, realizadas no contexto amazônida e ribeirinho. Tem a seguinte questão-problema: que contribuições às pedagogias decoloniais podem advir de práticas pedagógicas com crianças ribeirinhas na Amazônia? Nesse sentido, objetiva análisar possíveis contribuições de práticas pedagógicas com crianças ribeirinhas na Amazônia às pedagogias decoloniais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, ancorada em alguns referenciais, como Coelho (2020), Mota Neto (2016), Dussel (1980; 1994; 2017; 2020), Mignolo (2008; 2014), entre outros, e que contou com elementos da análise do conteúdo como técnica de sistematização e análise de dados. Entre os resultados e conclusões, tem-se que as pedagogias decoloniais, como pujança intelectual, ainda não estão organicamente assumidas pelo professorado em geral, mas como energia de descontentamento, fazem-se presentes a operar fraturas epistêmicas à pedagogia moderno-colonial.

Palavras-Chave: Pedagogias decoloniais. Práticas pedagógicas. Criança ribeirinha. Amazônia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação (UFPA) e Graduado em Pedagogia pela UEPA. Professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) – Campus Mazagão. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq), Amazônia Sustentável (Unifap/CNPq) e da Rede de Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Dias, A. de S., & Abreu, W. F. de. (2021). Possibilidades às pedagogias decoloniais a partir de práticas educativas com crianças ribeirinhas na Amazônia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(1), 136–159. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43931

Número

Sección

Dossiê