Do epistemicídio à insurgência: o currículo decolonial da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa (2018-2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43442

Palabras clave:

Currículo, Decolonialidade, Epistemologia, Educação Infantil

Resumen

O presente artigo busca lançar algumas reflexões sobre os fundamentos decoloniais que orientam o currículo da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa (2018-2020). Através de uma revisão da literatura sobre a perspectiva negra decolonial brasileira e de uma análise documental do Projeto Político-Pedagógico da instituição, este artigo também discutirá como os currículos decoloniais se opõem aos epistemicídios históricos ao passo em que apresentam forte identidade epistêmica. Ao posicionar as populações amefricanas e ameríndias como sujeitos produtores de conhecimentos insurgentes, o currículo decolonial da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa procura romper com a perpetuação das colonialidades através da educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Araújo dos Passos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cursando a Especialización y Curso Internacional en Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Brasil). Possui o Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos do Instituto de Investigaciones Afrolatinoamericanas de la Universidad de Harvard. Integrante do Núcleo Inanna de Pesquisa e Investigação de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças (NIP), coordenado pela Profª Dra. Carla Cristina Garcia (PUC- SP).

Bárbara Carine Soares Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Atualmente professora adjunta e vice diretora do instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA). Idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa (@escolinhamariafelipa)

Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Passos, M. C. A. dos, & Pinheiro, B. C. S. (2021). Do epistemicídio à insurgência: o currículo decolonial da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa (2018-2020). Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(1), 118–135. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43442

Número

Sección

Dossiê