Gênero, sexualidade e currículo: mapeamento das pesquisas acadêmicas no Norte e Nordeste brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37954Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, CurrículoResumen
Diante do atual contexto conservador e de exclusão de gênero das políticas públicas, é de fundamental importância para educação a elaboração de pesquisas sobre essa temática em todos os espaços e níveis educacionais. O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas em educação sobre gênero, sexualidade e currículo produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu das regiões Norte e Nordeste do Brasil, presentes na plataforma digital BDTD. Na categoria currículo, a que focaremos neste artigo, encontramos 43 pesquisas que têm como objeto de estudo uma intersecção do objeto de pesquisa em currículo com gênero e sexualidade. No geral, as pesquisas envolveram práticas educativas, elementos das estruturas curriculares, seus objetivos educacionais, conteúdos, discussões do papel da escola e da universidade e avaliação de documentos como PCN e BNCC. Esses elementos e uma descrição das pesquisas serão abordados ao longo do artigo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.