Analisando processos de formação de tutoria em questões de gênero e diversidade na escola nos cursos “Gênero e Diversidade na Escola” da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35862Palabras clave:
1. Gênero e Diversidade na Escola. 2. Formação de professoras/es. 3. Estudos de gênero. 4. Políticas públicas de gênero e diversidade.Resumen
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou práticas de ação afirmativas ao ter ofertado cursos de formação que trabalharam temáticas de gênero e diversidade étnico-racial com o objetivo de formar profissionais da educação em temáticas de gênero, diversidades, sexualidades, orientação sexual, relações étnico-raciais, preconceitos e deficiências – iniciativa que também buscou realizar inclusão de estudantes e profissionais ao mesmo tempo em que procurava reduzir questões relacionadas ao preconceito e às desigualdades sociais no âmbito do universo acadêmico. Este artigo analisa a implementação de algumas dessas práticas adotadas pela universidade, centrando-se na análise de características da construção de saberes e na trajetória de formação acadêmica e profissional das equipes de tutoria envolvidas nas ofertas do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) entre 2009 e 2016. O objetivo geral deste estudo é investigar como os processos de formação de tutoria e as práticas desenvolvidas ao longo do GDE foram sendo desenvolvidos nas equipes envolvidas em suas três edições realizadas na UFSC, contribuindo para a formação de futuros/as professores/as capazes de dialogar com as transformações que os estudos feministas, queer e das questões étnico-raciais no país buscam fomentar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.