Narrativas de adolescentes negros: entre masculinidades, cotidiano escolar e vivências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29259

Palabras clave:

Masculinidades negras. Escola, Narrativas

Resumen

Este artigo se propõe a discutir como jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para tal, apresento como base teórica, os estudos de masculinidades e suas interseções com raça e classe social. Os jovens adolescentes, enunciaram em suas narrativas diversos significados de “ser homem negro” no contexto escolar. Deste modo, pensar em masculinidades negras nos direciona a vislumbrar o reconhecimento de infinitas possibilidades de “ser homem”, contestando a imposição de padrões e regulações sobre os sentidos do masculino, em particular, nos contextos escolares.

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Biografía del autor/a

Paulo Melgaço Silva Junior, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ Faculdade Gama e Souza

Pós doutor e Doutor em Educaçao UFRJ

Professor educaçao básica de Duque de Caxias/RJ

Professor na Faculdade Gama e Souza

Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Silva Junior, P. M. (2019). Narrativas de adolescentes negros: entre masculinidades, cotidiano escolar e vivências. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(2), 172–191. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29259