Narrativas de adolescentes negros: entre masculinidades, cotidiano escolar e vivências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29259

Keywords:

Masculinidades negras. Escola, Narrativas

Abstract

Este artigo se propõe a discutir como jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para tal, apresento como base teórica, os estudos de masculinidades e suas interseções com raça e classe social. Os jovens adolescentes, enunciaram em suas narrativas diversos significados de “ser homem negro” no contexto escolar. Deste modo, pensar em masculinidades negras nos direciona a vislumbrar o reconhecimento de infinitas possibilidades de “ser homem”, contestando a imposição de padrões e regulações sobre os sentidos do masculino, em particular, nos contextos escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Melgaço Silva Junior, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ Faculdade Gama e Souza

Pós doutor e Doutor em Educaçao UFRJ

Professor educaçao básica de Duque de Caxias/RJ

Professor na Faculdade Gama e Souza

Published

2019-10-15

How to Cite

Silva Junior, P. M. (2019). Narrativas de adolescentes negros: entre masculinidades, cotidiano escolar e vivências. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(2), 172–191. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29259