Vozes de Leoas: Mundo Real e Ficcional em A Confissão da Leoa, de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v3i3.23659Resumen
O presente trabalho propõe uma análise das vozes das personagens no romance A confissão da leoa, de Mia Couto, tendo em vista a discussão sobre gênero e violência situada em uma sociedade patriarcal. O romance apresenta já no título uma sugestão: a voz que se pretende é a feminina. Vozes femininas que apresentam a opressão, o silenciamento, a violência. A partir de marcas discursivas presentes na narrativa objetiva-se demonstrar a forma como esse mundo é apresentado ao leitor, trazendo para a discussão desde a Poética de Aristóteles, passando por Barthes, Compagnon e Paul Ricoeur. Como hipótese, parto da ideia de que a literatura fala de um mundo particular, mas também de um mundo que nasce no próprio mundo (real). Trata-se, portanto, de mostrar como a violência de gênero e a opressão em que a mulher é constantemente submetida é representada em uma obra ficcional e vista em uma sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.