Vivências trans e disputas identitárias:

A produção de novos enunciados discursivos em torno dos gêneros e das sexualidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.50024

Keywords:

Teoria queer, pessoas trans, sociabilidades, identidades

Abstract

O presente artigo é fruto de reflexões em torno da chave das disputas identitárias, no âmbito das vivências de pessoas que dissidem de genero e sexualidade. Para tal, parto de uma pesquisa que teve como objetivo central a compreensão do modo pelo qual as pessoas trans têm se apropriado de espaços online de interação a fim de fomentar debates políticos, e tecer redes de solidariedade e sociabilidade. Assim, parto da investigação da proliferação desses espaços, tomando como ponto de partida um grupo de uma plataforma online, (mas não permanecendo apenas nela), visto não somente o quantitativo de membros no grupo, mas, principalmente, as temáticas frequentemente discutidas e a participação ativa de um elevado número de participantes nas discussões. Utilizei-me da etnografia multissituada como aporte teórico-metodológico, especialmente no que diz respeito ao entrecruzamento entre as interações on e offline, tendo em vista que o acesso a novas possibilidades tecnológicas e a novos espaços de discussão, associada a transformações sociais e políticas tendem a modificar a forma com que as pessoas trans experienciam os sentidos atribuídos ao ser e se tornar pessoa trans.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Késia Maria Maximiano de Melo, UFSM

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciêcias da Saúde de Alagoas - UNCISAL (2011); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2016); Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2021); Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM.

Published

2023-06-21

How to Cite

Melo, K. M. M. de. (2023). Vivências trans e disputas identitárias: : A produção de novos enunciados discursivos em torno dos gêneros e das sexualidades. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 213–237. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.50024

Issue

Section

Artigos