Health policies for the LGBT population, cultural competence, and the organization for access to services:
A systematic review
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49125Keywords:
Sexual and Gender Minorities,, Health Policy, Review, Health care system, CultureAbstract
Este estudo teve como objetivo analisar o escopo das políticas de saúde pública para a população LGBT em diferentes países do continente europeu, América do Norte e Oceania, a fim de identificar as diferenças e semelhanças no conteúdo e organização dos serviços e programas. 24 artigos foram selecionados para compor o corpus desta revisão. Os resultados demonstraram a existência de diferentes escopos de políticas de saúde para LGBT nos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido e um resultado heterogêneo em relação ao objetivo da implementação de ações, com ênfase no envelhecimento LGBT, cessação tabágica, controle do uso de álcool e outras drogas, bem como políticas de tratamento de câncer e HIV. Houve uma predominância de abordagens limitadas às doenças ou práticas sexuais inseguras, em vez de focar no atendimento integral à população LGBT em diferentes níveis de complexidade no atendimento à saúde. Além disso, as diferenças culturais implicam na concessão de direitos de saúde abrangentes ou restritivos. É necessário melhorar a concepção de políticas de promoção da saúde pública para o gênero e a diversidade sexual que sejam mais inclusivas e concomitantes com outros determinantes que permeiam a atenção integral à saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.