Health policies for the LGBT population, cultural competence, and the organization for access to services:

A systematic review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49125

Keywords:

Sexual and Gender Minorities,, Health Policy, Review, Health care system, Culture

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar o escopo das políticas de saúde pública para a população LGBT em diferentes países do continente europeu, América do Norte e Oceania, a fim de identificar as diferenças e semelhanças no conteúdo e organização dos serviços e programas. 24 artigos foram selecionados para compor o corpus desta revisão. Os resultados demonstraram a existência de diferentes escopos de políticas de saúde para LGBT nos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido e um resultado heterogêneo em relação ao objetivo da implementação de ações, com ênfase no envelhecimento LGBT, cessação tabágica, controle do uso de álcool e outras drogas, bem como políticas de tratamento de câncer e HIV. Houve uma predominância de abordagens limitadas às doenças ou práticas sexuais inseguras, em vez de focar no atendimento integral à população LGBT em diferentes níveis de complexidade no atendimento à saúde. Além disso, as diferenças culturais implicam na concessão de direitos de saúde abrangentes ou restritivos. É necessário melhorar a concepção de políticas de promoção da saúde pública para o gênero e a diversidade sexual que sejam mais inclusivas e concomitantes com outros determinantes que permeiam a atenção integral à saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Amaral Moreno Freitas, UFBA

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-IMS-CAT/UFBA). Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA

Vinícius Nunes Carvalho, UFBA

Graduando em Farmácia. Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA

Naila Neves de Jesus, Instituto Brasil de Pós Graduação

Departamento de Saúde. Área de Farmácia Generalista

Marcos Vinícius da Rocha Bezerra, UFBA

Mestre em Saúde Coletiva (PPGSC-IMS-CAT/UFBA). Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA)

Adriano Maia dos Santos

Doutor em Saúde Pública (ENSP-Fiocruz). Docente Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA).

Clavdia Nicolaevna Kochergin, UFBA

Doutora em Saúde Pública (UFMG). Docente Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA). Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA).

Nília Maria de Brito Lima Prado, UFBA

Doutora em Saúde Pública (ISC-UFBA). Docente Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira/ Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA).

 

 

Published

2022-07-01

How to Cite

Freitas, C. A. M., Carvalho, V. N. ., Jesus, N. N. de ., Bezerra, M. V. da R. ., Santos, A. M. dos ., Kochergin, C. N., & Prado, N. M. de B. L. (2022). Health policies for the LGBT population, cultural competence, and the organization for access to services: : A systematic review . Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 127–164. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49125

Issue

Section

Dossiê