“A luta continua, companheiros... mas não para todos”: o esvaziamento das pautas LGBT no Sindicato de Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Authors

  • Diego Santos Vieira de Jesus ESPM-Rio
  • Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.32476

Keywords:

Heteronormatividade. Sindicalismo. Técnico-administrativo em educação. Globalização. Universidades federais.

Abstract

O objetivo é examinar o esvaziamento das discussões sobre direitos civis e trabalhistas LGBT no Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SINTUFRJ). O argumento central aponta que o SINTUFRJ assumiu papel primordial na mobilização contra a precarização do trabalho dos técnico-administrativos em educação (TAEs) na UFRJ e nas demais universidades federais no Brasil. Entretanto, o engajamento do SINTUFRJ na transformação dos TAEs em sujeitos políticos e sociais não pressupôs a eliminação de padrões heteronormativos no estabelecimento de objetivos, estratégias e mecanismos de reivindicação sindicais, de forma a se enfraquecer a atuação do grupo de trabalho LGBT do SINTUFRJ e se reduzir o peso das temáticas LGBT nas propostas do sindicato.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Santos Vieira de Jesus, ESPM-Rio

Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio.

Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus, UFRJ

Mestrando em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da UFRJ

Published

2020-04-16

How to Cite

Santos Vieira de Jesus, D., & de Oliveira Santos Vieira de Jesus, H. (2020). “A luta continua, companheiros. mas não para todos”: o esvaziamento das pautas LGBT no Sindicato de Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 5–23. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.32476

Issue

Section

Artigos