Os Estudos de Gênero na Graduação em Psicologia: uma análise em Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.25813Keywords:
Psicologia, Gênero, GraduaçãoAbstract
Historicamente, a formação em Psicologia apresenta uma resistência em incorporar certas discussões, como os estudos de gênero, apesar de a produção acadêmica sobre a temática ter se intensificado desde a década de 1970. Em geral, este campo ainda não possui oficialização enquanto ciência nas universidades e pouca inserção nos cursos. Este artigo pretende discutir o espaço delimitado aos estudos de gênero nas graduações em Psicologia, situadas em Salvador, Bahia, especialmente a partir da análise das matrizes curriculares e da adscrição do corpo docente à temática de gênero. A partir disso, propõe-se a refletir sobre a capacidade de transformação social pela educação quando alinhada com as demandas socio-históricas e as suas implicações para o futuro da profissão, especialmente no que se refere à formação das próximas gerações de psicólogas e psicólogos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.