Memórias LGBTQIA+ no Brasil contemporâneo

Disputas por silenciar e resistir

Autores

Palavras-chave:

Memória, Esquecimento, Resistência, Re-existência, LGBTQIA

Resumo

Em um cenário político cujo embate moral promovido por movimentos conservadores põe em xeque as questões das diferenças, propõe-se, neste trabalho, a reflexão sobre ações de exclusão de existências e de eliminação de registros históricos e artísticos dos movimentos LGBTQIA+. Especificamente, questiona-se: como o fechamento de museus e exposições artísticas instaura disputas de resistência e apagamentos de memórias LGBTQIA+ no Brasil? Essa pergunta norteadora se desdobra em três caminhos de discussão: (i) embates entre lembranças e esquecimentos; (ii) emergência de latências no contemporâneo; (iii) resistências e re-existências pela arte. Pela chave de leitura da experiência estética, inserida em uma abordagem comunicacional, nossa reflexão ensaística nos leva a perceber que a arte consegue denunciar um agora abarrotado pelo projeto moderno em que corpos LGBTQIA+ sofrem com feridas e tentativas sistemáticas de controle normativo e aniquilamento de suas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença. E-mail: mauriciovieiraf@gmail.com.

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFV. Realizou Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. É colíder do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: narrativa de vida, análise do discurso, narrativas midiáticas, estudos de gênero. E-mail: mariana.procopio@ufv.br.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

Vieira Filho, M. J., & Procópio, M. R. (2024). Memórias LGBTQIA+ no Brasil contemporâneo: Disputas por silenciar e resistir. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55407

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade: novas perspectivas e intersecções sobre experiências i