Tensões e desafios de uma professora negra e macumbeira no trabalho com as relações étnico-raciais, gênero e sexualidade na escola

Autores

Palavras-chave:

Etnia, Raça, Genêro, Sexualidade, Educação básica

Resumo

Este artigo apresenta e discute os conflitos e os desafios de uma professora negra e umbandista que se arriscou em abordar as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade em uma escola de ensino básico periférica no interior da Bahia. A docente se deparou com alguns empecilhos, especialmente por ser vista por algumas/alguns de suas/seus alunas/os como macumbeira, e por isso, tentavam deslegitimar seu trabalho. Contudo, por meio de suas práticas, conseguia instigar vários(as) estudantes que construíram novos sentidos sobre as identidades negras, do povo de santo e LGBTTQIAPN+.

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Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores. Mestre em Relações e Contemporaneidade. Professor Assistente do Centro Universitário de Tecnologia e Ciências - UniFTC. Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia. 

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutor em Educação pela UFJF. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, BA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas emGênero e Sexualidades - Acuendações.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Santos Figueiredo, R., & Lopes de Souza, M. (2025). Tensões e desafios de uma professora negra e macumbeira no trabalho com as relações étnico-raciais, gênero e sexualidade na escola. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 177–199. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54963

Edição

Seção

Artigos